Boeing 737 MAX 10 é a escolha natural da Gol

Companhia aérea tem encomendas para 120 unidades do MAX 8 e até agora não deu sinais de que pode optar pelos MAX 10

O anúncio do lançamento do Boeing 737 MAX 10 na Paris Air Show em junho criou um frenesi entre clientes da fabricante norte-americana, especialmente aqueles já com encomendas por outras variantes da família MAX. Só a United Airlines converteu 100 compras para o MAX 10.

A nova aeronave já era aguardada pelo mercado, especialmente diante da robusta carteira de clientes do Airbus A321neo, o concorrente direto. Uma resposta que foi bem recebida pelo mercado, mas ainda não convenceu todas as companhias aéreas

No Brasil, somente a Gol tem encomendas por aeronaves da família 737 MAX. São 120 unidades do MAX 8 para serem entregues até 2028 – 25 delas chegarão à empresa entre o segundo semestre de 2018 e 2020.

E até agora não esboçou nenhum movimento de que possa vir a converter alguns desses aviões para o Boeing 737 MAX 10. A assessoria de imprensa da companhia informou que ainda “não há informações sobre uma possível mudança”.

Pelo prazo de recebimento, que se estende até 2028, é possível compreender que em algum momento a Gol opte pelos MAX 10. Seria até mesmo um passo natural para atender as rotas de altíssima demanda.

Até o mês passado, a Boeing não tinha uma opção viável para oferecer aos clientes para enfrentarem o A321neo, e mesmo os atuais A321. Agora tem.

E isso pode interessar a Gol, que vê a Latam Brasil oferecer 220 assentos nos seus Airbus A321 frente os 177 dos atuais 737-800. Mesmo com a nova configuração de 186 poltronas, que será o padrão nos MAX 8, ainda assim há uma defasagem considerável.

Além da Latam, a Azul tem encomendas pelo A321neo. Outro concorrente que terá uma aeronave com menor custo por assento.

A Gol tem uma decisão importante para tomar nos próximos meses. Ao manter a frota limitada a 186 poltronas por aeronave, perde eficiência em boa parte das rotas domésticas. Se der um passo em direção ao Boeing 737 MAX 10, vai equilibrar o jogo.

Leia mais

Comente

Seu endereço de email não será publicado.

error: O AviaçãoJor é uma agência de notícias e todo os conteúdos são protegidos por direitos autorais. Se você deseja reproduzir algum conteúdo, acesse o site da agência em http://www.aviacao.jor.br/agencia