Itapemirim compra a Passaredo e volta à aviação após quase 20 anos
Empresa anunciou que vai assumir controle acionário da companhia aérea regional e que vai incorporar mais 20 aeronaves à frota

O Grupo Itapemirim informou nesta segunda-feira (3) que vai assumir o controle acionário da Passaredo, quinta maior companhia aérea do Brasil, com 0,4% de participação do mercado.
A negociação ainda está em andamento e, segundo informaram as empresas, deve perdurar por mais 60 dias. O valor do negócio não foi comunicado.
O empresário Sidnei Piva, que controle o Grupo Itapemirim ao lado de Camila Valdívia, vai assumir o comando executivo da Passaredo. E os planos para a companhia aérea são ambiciosos, conforme nota enviada à imprensa.
“O grupo que objetiva crescer não só no transporte de passageiros mas também em cargas, deve incorporar mais 20 aeronaves à frota até o final de 2018, chegando assim a aproximadamente 80 destinos aéreos no interior do país. Por sua vez, a integração entre as malhas aérea e terrestre atingirá cerca de 2,5 mil cidades do Brasil.”
Hoje, a frota da Passaredo é composta por seis aeronaves ATR-72 (cinco da versão -500 e um do modelo -600) com capacidade para 70 passageiros. A empresa voa para 14 destinos no país.
Retorno da Itapemirim
A investida do Grupo Itapemirim na aviação não é novidade. A empresa permaneceu no ar por quase dez anos, entre 1991 e 1999, atuando no setor de carga aérea.
Com a frota baseada exclusivamente nos trimotores Boeing 727, a Itapemirim transportava cargas principalmente nas rotas para Manaus, Campinas, Guarulhos, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro.
A entrada da empresa no ramo de transporte de passageiros, porém, não foi bem sucedida. Com dois monomotores Cessna 280B Grand Caravan, que transportavam até nove passageiros, a Itapemirim Transportes Aéreos Regionais operou entre 1997 e 1998, quando foi adquirida pela TAM.
As rotas regulares da companhia ligavam Rio de Janeiro, Resende, Guarulhos, Itaperuna e Cachoeira do Itapemirim.