Em meio à celebração da seleção francesa pela conquista da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, quase passaram despercebidas as dez mulheres vestidas com o uniforme padrão das comissárias de bordo da Qatar Airways. No palco da premiação no Estádio Lujniki, em Moscou, elas carregavam as medalhas e os troféus de melhor jogador e revelação do torneio.
Mais que mera ação de marketing de uma das patrocinadoras da Fifa e de sua principal competição, a presença da empresa sediada em Doha faz parte de uma estratégia comum entre as grandes companhias aéreas do Oriente Médio: estampar a marca em torneios, estádios e camisas de times de futebol.
Tal movimento de Emirates, Etihad Airways e Qatar Airways não é por acaso. Em franca expansão, as companhias querem fixar seus nomes a um esporte que lida com paixões e que tem uma visibilidade global. Para isso, elas selecionam as principais ligas europeias, onde estão os clubes mais populares e com torcedores espalhados por todo o mundo.
Na carta atual de clubes europeus, a Emirates tem representantes nas principais ligas: patrocina Arsenal, Benfica, Hamburgo, Milan, Olympiacos, Paris Saint-Germain e Real Madrid. A Qatar Airways aposta na Roma. Já a Etihad tem no Manchester City de Pep Guardiola sua principal vitrine.
“Cada uma dessas companhias aéreas quer se posicionar como a melhor do mundo, por isso se associaram às melhores equipes do mundo. Essas associações também aumentam a visibilidade da marca e aumentam o reconhecimento da marca. Com seus nomes proeminentes na mente dos torcedores, eles são mais propensos a usar os serviços fornecidos por empresas como Emirates e Qatar Airways”, explica o professor de Negócios do Esporte da Universidade de Salford, em Manchester, Simon Chadwick.
Acordos milionários
Os contratos de patrocínio são suntuosos. Entre os mais recentes está a renovação da Emirates com o Real Madrid firmada em 2017. Por quatro anos extras, a empresa de Dubai vai desembolsar 280 milhões de euros (R$ 1,27 bilhão). Isso dá 70 milhões de euros (R$ 318 milhões) por ano ao time merengue. É o maior contrato de patrocínio de camisa já assinado por um clube no mundo.
A mesma Emirates estendeu o acordo com o Arsenal, seu mais antigo parceiro no mundo da bola — o patrocínio da aérea está na camisa do clube londrino desde 2004. Pelo novo contrato, o Arsenal receberá 33 milhões de euros (R$ 154 milhões) anuais até 2024.
Neste ano, a Qatar Airways voltou a estampar sua marca em camisas de times de futebol. Depois de patrocinar o Barcelona por quatro temporadas, deixou a equipe catalã e agora aposta na emergente Roma, que chegou à semifinal da última edição da Liga dos Campeões. A empresa catari vai pagar 40 milhões de euros (R$ 181 milhões) por três anos de contrato.
Essa enxurrada de dinheiro é reflexo da força das empresas árabes, que pertencem aos seus respectivos governos e servem também como uma espécie de vitrine para o mundo. São elas que movimentam o turismo e o dinheiro que circula por Emirados Árabes e Catar. Essa ligação dá relativa vantagem sobre os concorrentes, mesmo que os subsídios governamentais não sejam comprovados. Esta questão, inclusive, abriu uma guerra entre as companhias aéreas árabes e americanas em 2017 e que acabou em maio deste ano após um acordo.
“Patrocínios de futebol estão sendo usados como um meio pelo qual as companhias aéreas do Golfo [Pérsico] podem garantir uma vantagem competitiva à frente de seus rivais norte-americanos e europeus. Os subsídios estatais significam que essas companhias aéreas têm os recursos para patrocinar o esporte que muitos de seus concorrentes não possuem”, analisa Chadwick.
Com tanto dinheiro despendido em patrocínios, o resultado em campo é quase consequência, mesmo que não haja uma conexão direta entre os recursos e o desempenho. De qualquer forma, somente nessa década, são cinco títulos de Liga dos Campeões da Europa. Sem contar os campeonatos nacionais, com triunfos na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
Se as companhias fossem clubes, a Emirates seria a grande campeã da década. São 13 títulos, entre Liga dos Campeões e ligas espanhola, francesa, italiana e portuguesa. Em segundo lugar a Qatar Airways, com um título europeu e dois espanhóis, empatada com a Etihad, com três conquistas na Inglaterra.
A Netflix tem planos ambiciosos para ampliar o alcance da sua plataforma. Com mais de 104 milhões de assinantes em mais de 190 países, a empresa norte-americana agora quer dominar também os céus.
Nos últimos anos, a gigante do entretenimento tem trabalhado para reduzir o consumo de banda para fornecer o streaming de filmes e séries. Parte desse trabalho está voltado para o uso da plataforma a bordo de aviões comerciais equipados com wi-fi.
A Netflix está presente nas aeronaves desde 2015, quando fechou uma parceria com a Virgin America para disponibilizar seu catálogo para os passageiros, assinantes ou não, e sem custos de wi-fi. Na sequência vieram a Qantas e a Aeromexico.
Esse período serviu de laboratório para a empresa analisar dados de consumo de internet e qualidade na transmissão. Com essas informações na mão, a Netflix prepara o Netflix Inflight 2.0, uma versão mais rápida e mais leve do serviço voltado para a aviação.
A expectativa da Netflix é disponibilizar esse novo serviço no início de 2018. Só que isso vai depender das companhias aéreas, se estão dispostas a ceder parte dos lucros com pacotes de wi-fi em troca de engajamento dos passageiros com o serviço de streaming.
Segundo a Netflix, a Virgin America aumentou em 30% o número de passageiros fiéis após a adoção gratuita do serviço de streaming a bordo das aeronaves.
Parcerias
Uma das principais parceiras da Netflix nessa empreitada é a Gogo, empresa norte-americana que fornece internet nos aviões. É a partir dela que a Netflix espera expandir seus serviços.
A Gogo é a provedora de wi-fi da Virgin America e Aeromexico, duas das companhias parceiras da Netflix. No rol de clientes da Gogo ainda estão Air Canada, Air France, Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Delta Air Lines, Iberia, Japan Airlines, KLM e United Airlines. Se conseguir ampliar a parceria com a Gogo, a Netflix terá companhias aéreas de peso ao seu lado.
No Brasil, a Gol oferece wi-fi em mais de 50% das suas aeronaves, também a partir da tecnologia da Gogo. Entretanto, a companhia brasileira não acena positivamente para a Netflix.
A Avianca Brasil também oferece wi-fi para os passageiros. E em comunicado, também não indicou que deva seguir Virgin, Qantas e Aeromexico.