Netflix quer ampliar oferta a bordo dos aviões

Empresa de entretenimento prepara lançamento de novo serviço, mais rápido e leve, voltado para aeronaves com wi-fi

A Netflix tem planos ambiciosos para ampliar o alcance da sua plataforma. Com mais de 104 milhões de assinantes em mais de 190 países, a empresa norte-americana agora quer dominar também os céus.

Nos últimos anos, a gigante do entretenimento tem trabalhado para reduzir o consumo de banda para fornecer o streaming de filmes e séries. Parte desse trabalho está voltado para o uso da plataforma a bordo de aviões comerciais equipados com wi-fi.

A Netflix está presente nas aeronaves desde 2015, quando fechou uma parceria com a Virgin America para disponibilizar seu catálogo para os passageiros, assinantes ou não, e sem custos de wi-fi. Na sequência vieram a Qantas e a Aeromexico.

Esse período serviu de laboratório para a empresa analisar dados de consumo de internet e qualidade na transmissão. Com essas informações na mão, a Netflix prepara o Netflix Inflight 2.0, uma versão mais rápida e mais leve do serviço voltado para a aviação.

“Ao remover o temor sobre os custos de banda de internet, as companhias aéreas vão começar a promover ativamente o streaming de vídeo em seus voos e assim nós poderemos agradar nossos clientes em comum.”
Spencer Wang, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Netflix.

A expectativa da Netflix é disponibilizar esse novo serviço no início de 2018. Só que isso vai depender das companhias aéreas, se estão dispostas a ceder parte dos lucros com pacotes de wi-fi em troca de engajamento dos passageiros com o serviço de streaming.

Segundo a Netflix, a Virgin America aumentou em 30% o número de passageiros fiéis após a adoção gratuita do serviço de streaming a bordo das aeronaves.

Parcerias

Uma das principais parceiras da Netflix nessa empreitada é a Gogo, empresa norte-americana que fornece internet nos aviões. É a partir dela que a Netflix espera expandir seus serviços.

A Gogo é a provedora de wi-fi da Virgin America e Aeromexico, duas das companhias parceiras da Netflix. No rol de clientes da Gogo ainda estão Air Canada, Air France, Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Delta Air Lines, Iberia, Japan Airlines, KLM e United Airlines. Se conseguir ampliar a parceria com a Gogo, a Netflix terá companhias aéreas de peso ao seu lado.

Virgin America foi a primeira parceira da Netflix. Na foto, ator Michael Kelly de House of Cards (Foto: Divulgação/Virgin America)
Virgin America foi a primeira parceira da Netflix. Na foto, ator Michael Kelly de House of Cards (Foto: Divulgação/Virgin America)

No Brasil, a Gol oferece wi-fi em mais de 50% das suas aeronaves, também a partir da tecnologia da Gogo. Entretanto, a companhia brasileira não acena positivamente para a Netflix.

“A Gol está sempre avaliando novas oportunidades para a melhoria da plataforma, mas, até o momento, não há realmente qualquer negociação a respeito disso.”
Gol Linhas Aéreas, via assessoria de imprensa.

A Avianca Brasil também oferece wi-fi para os passageiros. E em comunicado, também não indicou que deva seguir Virgin, Qantas e Aeromexico.

“A Avianca Brasil tem investido continuamente em tecnologias que aprimorem a experiência a clientes a bordo.”
Avianca Brasil, via assessoria de imprensa.

Leia também

Premiação da Copa do Mundo de 2018 na Rússia com ação da Qatar Airways (Foto: Divulgação/Qatar Airways)

Por que as aéreas do Oriente Médio investem pesado no futebol

Emirates, Eithad Airways e Qatar Airways usam competições e clubes para divulgarem suas marcas. Resultado em campo soma títulos nacionais e europeus
Mercado de turbolélices é dominado por ATR e Bombardier (Foto: Divulgação/ATR)

Por que a Embraer quer voltar a fabricar aviões turboélices?

Fabricante brasileira acredita que ATR e Bombardier oferecem aeronaves antigas e que pode mudar o jogo
Aeroporto de Guarulhos é a principal porta de saída do Brasil (Foto: Divulgação/GRU Airport)

Aéreas brasileiras crescem no mercado internacional

Novas rotas e reforço de frequências têm marcado 2017 para Avianca Brasil, Azul, Gol e Latam
Netflix tem parcerias com Aeromexico, Qantas e Virgin America (Foto: Divulgação/Virgin America)

Netflix quer ampliar oferta a bordo dos aviões

Empresa de entretenimento prepara lançamento de novo serviço, mais rápido e leve, voltado para aeronaves com wi-fi